segunda-feira, 30 de outubro de 2017

ONA - Organização Nacional de Acreditação

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Nessa postagem discutiremos a Organização Nacional de Acreditação, sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, que visa segurança do paciente e aperfeiçoamento contínuo de locais como hospitais e farmácias.

História:

A ONA foi criada em 1999 em meio a um cenário de mudanças na área da saúde. Com a Constituição de 1988, todo cidadão passaria a ter direito à saúde e diversas entidades e organizações passaram a ter como foco a avaliação dos serviços que estavam sendo oferecidos à população. Desde a sua fundação, gerencia o Sistema Brasileiro de Acreditação - SBA, que agrupa diversos serviços de saúde e instituições acreditadoras para sua melhoria contínua.

Níveis:

A acreditação pode ocorrer em três níveis:

  • Acreditado (ONA 1): com a validade de dois anos, busca garantir a segurança do paciente;
  • Acreditado pleno (ONA 2): também com a validade de dois anos, além de buscar a segurança do paciente, a instituição com esse grau de acreditação deve buscar uma gestão integrada;
  • Acreditado com excelência (ONA 3): válido por três anos, busca além dos dois primeiros níveis de acreditação, uma melhora contínua, uma maturidade organizacional.
Vale ressaltar que a Acreditação não é uma simples Certificação. É um reconhecimento formal, definido pela Norma de Acreditação, em prol da excelência na prestação de serviços de hospitais, laboratórios, bancos de sangue e clínicas.


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Fonte: https://www.ona.org.br/Inicial
Acesso em: 29/10/2017

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