Nos últimos anos, vem ocorrendo um movimento crescente de modificação na estruturação do planejamento dos sistemas de saúde e algumas ferramentas e conceitos antes só aplicados em outros segmentos têm sido aplicados para melhorar a qualidade da prestação do serviço.
Na postagem de hoje serão abordadas as ferramentas e princípios de qualidade que podem e vêm sendo utilizadas.
O primeiro tema é a estruturação do planejamento, que segue a seguinte estratégia:
Planejamento estratégico: nível no qual o negócio é definido e moldado e os caminhos são traçados. Toda empresa necessita de uma estratégia que seja pensada pelas lideranças e disseminada para todos os colaboradores, possibilitando que as atividades de todos estejam alinhadas.
Planejamento tático: nível no qual a visão de longo prazo do negócio é desdobrada em visão anual e em metas mensais. Neste nível também são realizadas a gestão orçamentária e a melhoria de processos de forma sincronizada.
Planejamento operacional: nível no qual o trabalho do dia-a-dia é realizado e o resultado gerado. Cada colaborador da empresa deve exercer suas funções em alinhamento com a liderança buscando atingir a visão buscada para o negócio. Neste nível é necessária a padronização dos resultados visando a repetibilidade e confiabilidade nos resultados esperados.
Ainda neste caminho, para o sucesso de uma organização devem ser definidos três princípios básicos: visão, missão e valores. O conjunto desses três princípios cria a identidade organizacional.
Visão: onde a organização quer chegar
Missão: o compromisso da organização hoje
Valores: o que norteia a organização
Abaixo, como exemplo, temos esses três princípios do Hospital Sírio Libanês:
A definição desses princípios cria uma identidade organizacional que alinha a visão com os objetivos do negócio.
Todas as estratégias do negócio buscam o aumento da qualidade do serviço prestado. Mas como é possível definir qualidade?
Qualidade: propriedade que determina a essência ou natureza de ser ou coisa, podendo ter grau negativo ou positivo de excelência. Pode também ser característica superior ou atributo distintivo positivo que faz alguém ou algo sobressair em relação a outros, virtude, grau de perfeição ou conformidade em relação a um certo padrão. Em gestão, podemos definir qualidade como uma estratégia que busca otimizar a produção e reduzir os custos.
Para alcançar a qualidade, as organizações devem preocupar-se com a gestão da qualidade, que pode ser definida como:
Gestão da qualidade: forma como as organizações podem melhorar o seu desempenho e o necessário esforço para que sejam prestados serviços buscando sempre a excelência. Na saúde, já tratamos aqui no blog sobre a acreditação hospitalar, que é uma das formas de gestão da qualidade em saúde.
A utilização dessas metodologias vêm acompanhadas de diversas ferramentas de gestão. Para que essa postagem não fique demasiadamente longa, discutiremos sobre elas na próxima postagem.
Até lá!
Planejamento estratégico: nível no qual o negócio é definido e moldado e os caminhos são traçados. Toda empresa necessita de uma estratégia que seja pensada pelas lideranças e disseminada para todos os colaboradores, possibilitando que as atividades de todos estejam alinhadas.
Planejamento tático: nível no qual a visão de longo prazo do negócio é desdobrada em visão anual e em metas mensais. Neste nível também são realizadas a gestão orçamentária e a melhoria de processos de forma sincronizada.
Planejamento operacional: nível no qual o trabalho do dia-a-dia é realizado e o resultado gerado. Cada colaborador da empresa deve exercer suas funções em alinhamento com a liderança buscando atingir a visão buscada para o negócio. Neste nível é necessária a padronização dos resultados visando a repetibilidade e confiabilidade nos resultados esperados.
Ainda neste caminho, para o sucesso de uma organização devem ser definidos três princípios básicos: visão, missão e valores. O conjunto desses três princípios cria a identidade organizacional.
Visão: onde a organização quer chegar
Missão: o compromisso da organização hoje
Valores: o que norteia a organização
Abaixo, como exemplo, temos esses três princípios do Hospital Sírio Libanês:
A definição desses princípios cria uma identidade organizacional que alinha a visão com os objetivos do negócio.
Todas as estratégias do negócio buscam o aumento da qualidade do serviço prestado. Mas como é possível definir qualidade?
Qualidade: propriedade que determina a essência ou natureza de ser ou coisa, podendo ter grau negativo ou positivo de excelência. Pode também ser característica superior ou atributo distintivo positivo que faz alguém ou algo sobressair em relação a outros, virtude, grau de perfeição ou conformidade em relação a um certo padrão. Em gestão, podemos definir qualidade como uma estratégia que busca otimizar a produção e reduzir os custos.
Para alcançar a qualidade, as organizações devem preocupar-se com a gestão da qualidade, que pode ser definida como:
Gestão da qualidade: forma como as organizações podem melhorar o seu desempenho e o necessário esforço para que sejam prestados serviços buscando sempre a excelência. Na saúde, já tratamos aqui no blog sobre a acreditação hospitalar, que é uma das formas de gestão da qualidade em saúde.
A utilização dessas metodologias vêm acompanhadas de diversas ferramentas de gestão. Para que essa postagem não fique demasiadamente longa, discutiremos sobre elas na próxima postagem.
Até lá!
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