sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Dificuldades de comunicação


               De forma bem humorada, o video acima mostra que nem sempre a comunicação se dá da forma como esperamos e que mal entendidos podem ser fatais.
               Fatais no sentido de criar ressentimentos ou mesmo perigosos ao paciente se pensarmos na comunicação dentro do setor de saúde, uma orientação que não fique clara pode levar a problemas na terapêutica ou na realização de um procedimento errado.
               A seguir trazemos outros tipos de falhas de comunicação:

  • Bloqueios:
Ocorrem quando o receptor não recebe a mensagem.
Os bloqueios podem ocorrer devido barreiras psicológicas ou zonas de silêncio entre você e seu interlocutor.
Zonas de silêncio são assuntos que não queremos ouvir devido algum trauma, tabu ou que exaltem alguma memória ruim.








  • Filtragens:
Nas filtragens, as mensagem chegam apenas parcialmente. Isso pode gerar diversos mal entendidos. Como quando chegamos no meio de uma conversa, sem saber exatamente o contexto, e acaba-se interpretando de uma forma diferente do que está sendo tratado.
-Meu pai tem oitocentas cabeças de gado! e o seu?
-Meu pais só tem um boi, mas ele tá inteirinho!



  • Ruídos:
Ruídos podem ser devido algum problema no canal de comunicação, mas pode ser decorrente de algum aspecto psicológico ou social do receptor que faz com que interprete as mensagens do emissor de forma equivocada.


Devido a todas essas dificuldades é importante usar com frequência a estratégia de feed back para checar se o receptor está recebendo nossa mensagem e como a está compreendendo e interpretando (falaremos mais sobre isso e sobre outras estratégias de comunicação na postagem seguinte - (estrategias-de-comunicacao)

Nenhum comentário:

Postar um comentário