Na postagem anterior ficou claro como é difícil comunicar exatamente o que queremos, há diversos obstáculos a serem vencidos.
Como podemos melhorar nosso processo de comunicação e com isso melhorar nosso convívio e/ou trabalho em equipe?
Falar na hora certa:
Nem sempre as pessoas estão com abertura para ouvir qualquer assunto a qualquer momento, saber o momento de comunicar é muito importante para não gerar ressentimentos ou bloqueios ou mal entendidos...
Saber ouvir:
Tanto emissor quanto receptor estão constantemente comunicando de forma verbal e não verbal e constantemente invertendo seus papeis. Gestos, interjeições e mensagens subliminares verbais carregam muito significado sobre o que estão sentindo.
Objetivação de si:
Ao compreender que a imagem que temos de nós mesmos nem sempre corresponde a imagem que o outro vê ou mesmo é aquela que queremos transmitir, aceitar essas diferenças e tentar ser o mais coerente possível ao comunicar ajuda no processo. Levando ao processo de aceitação incondicional de si.
Aceitação incondicional do outro:
O receptor é uma pessoa singular, tem seu próprio contexto social e pessoal e isso interfere na forma como interpreta as mensagens, experiencias passadas, nível escolar, regionalismos, tudo pode gerar "erros de interpretação". Portanto o emissor deve aceitar essas características e adequar seu discurso para que diminua os problemas de comunicação.
Eliminando assim preconceitos.
Empatia:
Nesse mesmo sentido, se colocar no lugar do outro também gera uma comunicação mais fluida e com menos obstáculos.
Feed back:
É importante checar com frequência o que o receptor está entendo da mensagem que se está transmitindo, pedindo para que ele repita ou fazendo perguntas para checar se estão no mesmo plano.
Para exemplificar um vídeo em que todos os problemas poderiam ter sido evitados usando essas estratégias:
Nenhum comentário:
Postar um comentário