Nessa postagem vamos abordar a organização dos serviços de saúde no Brasil.
Para iniciar, assista ao seguinte vídeo, que trata sobre a regulamentação da Lei 8.080/1990, através do Decreto 7.508/2011:
Os diferentes níveis de atenção à saúde apresentam diferentes níveis de complexidade e devem priorizar os atendimentos de acordo com as demandas específicas. Abaixo estão descritas as diferenças entre os níveis da rede de atenção à saúde:
A rede de atenção à saúde está estruturada de forma a propiciar os diversos níveis de atendimento. Abaixo podemos ver os diferentes serviços integrados na rede:
A atenção primária está estruturada com base na Estratégia da Saúde da Família (ESF) e os Postos da Saúde da Família (PSF) contam com equipe multiprofissional para o atendimento da população adscrita. A ênfase da ESF é a prevenção e promoção da saúde não deixando de lado o tratamento e atendimento através da busca ativa pelo serviço.
No município de Alfenas/MG, no PSF Jardim São Carlos, assim como em muitos outros PSFs de outros municípios, não há um cargo específico de gestor. Geralmente, essa função é acumulada pelo enfermeiro responsável pelo PSF. Vale ressaltar aqui que ocorre apenas o acúmulo de funções e não de cargos, ou seja, o enfermeiro além de manter sua rotina precisa gerir toda a parte administrativa da Unidade.
O profissional médico ainda permanece distante do processo de gestão do PSF, participa pouco ativamente dos processos administrativos. No entanto, a sua colaboração seria muito importante para facilitar o trabalho em equipe e promover um melhor funcionamento da Unidade.
Diferentemente do que ocorre no PSF em uma instituição particular do município de Alfenas/MG, o médico tem um papel mais ativo na gestão, participando de comissões que visam melhorar o atendimento e a eficiência da instituição, otimizando tempo e recursos, tanto materiais e quanto humanos.
Até a próxima!

Nenhum comentário:
Postar um comentário