Lean Healthcare
Diariamente nos deparamos com relatos e reportagens de pacientes insatisfeitos com a Saúde no Brasil. O tempo de espera e a má qualidade no atendimento estão dentre as principais críticas.
Nas redes sociais, o humor muitas vezes faz críticas veladas.
"Na unidade de atendimento,o medico olha bem para o paciente e estranha:
-Amigo,eu sou pediatra.Como é que um adulto marca consulta com um médico de crianças?
-Que absurdo,não doutor?
Por ai o senhor pode calcular há quanto tempo estou nesta fila..."
Frente a isso, surgiu o conjunto de filosofias operacionais Lean Healthcare, com o intuito de reduzir o desperdício e a espera dos pacientes, criando um valor máximo para eles. A filosofia teve como base a linha de produção toyotista, com gerenciamento de estoque, redução de resíduos e melhoria de qualidade. Trata-se, então, de um sistema de gerenciamento enxuto.

Estratégias de Implementação
Dentre as estratégias, podemos citar algumas delas:
- 5S: conjunto de conceitos com o intuito de garantir um local de trabalho limpo e organizado. ("Ordenar, varrer, simplificar, padronizar, sustentar / autodisciplinar”).
- Mapa de fluxo de valor: trata-se de uma ferramenta visual para o entendimento do fluxo de pacientes, suprimentos ou informações, mapeando os processos de fato necessários para a administração do serviço.
- Kanban: sistema de sinalização visual quando são necessárias novas peças e/ou serviços no momento em que são ncessários e na quantidade necessária, evitando desperdícios.
- Cadeia de ajuda: interação e envlvimento de pessoas para solução de problemas, permitindo respota rápida e evitando o repasse de defeitos. Defiine-se os integrantes e suas devidas responsabilidades.
Em uma empresa ou organização de saúde, existem aquelas atividades que agregam valor ao cliente, como por exemplo a consulta em si; existem aquelas atividades que não agregam valor ao cliente mas que são necessárias para ele, por exemplo o preparo de sua medicação; e existe também o tipo de atividade que não agrega valor e nem é necessário ao paciente, por exemplo um tempo de espera que pode muito bem ser reduzido com uma boa gestão e com o uso de uma filosofia empresarial e operacional de sistema de gerenciamento enxuto.
O que esperaros então da filosofia Lean?
- Melhoria no tempo de admissão, coleta, entrega, triagem, dispensa, estadia, espera;
- Aumento da satisfação do paciente;
- Melhor organização dos sistemas de saúde;
- Redução de: defeitos, superprodução, inventários desnecessários, processamento inapropriado transporte excessivo.
- Diminuição dessas atividades que não agregam valor e que não são necessárias ao cliente/paciente.
Conclusão
Conceituando-se "valor" sob o ponto de vista do paciente, eliminando desperdícios, evitando filas, implantando um fluxo contínuo e gerenciando em busca da perfeição, a cultura Lean traz a solução para muitos dos problemas enfrentados pela saúde pública no Brasil, trazendo menos custos operacionais e melhor atendimento aos indivíduos.

Referências:
http://www.escolaedti.com.br/lean-healthcare-guia-da-gestao-de-processos-na-area-da-saude/
http://www.fm2s.com.br/o-que-e-lean-healthcare/
Acesso em: 30/11/2017